31.05.2022 - 4:40PM

Lionesa Business Hub lança nova identidade visual

Na comemoração do seu 20º aniversário, o Lionesa Business Hub lançou uma nova identidade visual, uma identidade mais arrojada e dinâmica que reflete a energia, inovação, criatividade e felicidade que se fazem sentir no dia-a-dia da comunidade Lionesa. Mas, qual a história por detrás da nova identidade? O Diretor de Marketing do Lionesa BH, António Pedro Pinto, conta tudo.

 

Qual a necessidade para um re-branding?

Em 2017 anunciamos o nosso masterplan, que visava duplicar a nossa área, num projeto de expansão para sul. Desde então já crescemos de 4 000 colaboradores, para 7 000. De 35 nacionalidades, para 46. E hoje contamos com 56 mil metros quadrados de campus.

Com o crescimento, sentimos uma necessidade de mudança. Estamos, neste momento, a desenvolver projetos para tornar o nosso espaço, ainda mais, focado na comunidade, mais sustentável, mais tecnológico e mais user friendly.

Esta constante evolução levou a sentirmos também uma necessidade da nossa identidade visual, um re-branding, que refletisse toda a nossa inovação e dinamismo.

A escolha de um parceiro pareceu-nos óbvia. Queríamos trabalhar com alguém arrojado, irreverente, tal como nós, e com uma ligação forte ao talento jovem. Por isso, escolhemos o Studio Eduardo Aires.

 

De que forma a nova identidade transmite a forma de estar do Lionesa Business Hub?

A nova identidade transmite a nossa forma de estar através de duas componentes visuais: a tipografia e a utilização de um casulo no lugar do “O”.

Parte do processo de criação da nossa nova identidade, passou pela criação de uma nova tipografia. A maneira como esta mesma tipografia foi trabalhada para o Lionesa Business Hub, permite transmitir parte do nosso ADN. A sua simplicidade e forte presença, carregada a bold, transmitem a nossa forma de estar mais jovem, irreverente e inovadora.

Por outro lado, o casulo transmite a nossa componente mais histórica. O casulo representa a herança presente do passado do Lionesa Business Hub, enquanto uma fábrica de sedas. Mas, representa ainda, a nossa casa, a casa da nossa comunidade, das nossas empresas, enquanto casulo gerador de ideias, pensamentos e conceitos.

O facto de o “O” ir mudando de forma, de forma orgânica e metamórfica, transmite também a mensagem de que o casulo, tal como nós, está em constante evolução e crescimento.

 

Qual a inspiração por detrás das cores da nova identidade?

A paleta cromática deriva do mural de João Machado, pintado na entrada principal do Lionesa Business Hub, que hoje integra o património material e identitário do projeto.

O vermelho, laranja, rosa, amarelo, azul e verde, presentes no mural e na nova identidade, refletem a energia, o pulsar de novas ideias, a criatividade e produtividade que se fazem sentir no quotidiano do nosso campus.

Com a inspiração no mural, mantemos a ligação ao passado com olhos postos no futuro.